top of page

Idioma/ Language:

LACLIMA e Amazon Investor Coalition - AIC promovem webinário para debater caminhos para investimentos sustentáveis na Amazônia

A ampliação dos investimentos voltados à conservação da Amazônia e à economia verde tem mobilizado empresas, fundos, governos e organizações filantrópicas. No entanto, direcionar recursos para a região não significa, por si só, promover desenvolvimento sustentável. A forma como esses investimentos são estruturados, a participação dos atores locais nas decisões e a capacidade dos projetos de incorporar as realidades dos territórios são elementos fundamentais para determinar seus impactos.


Essas questões estarão no centro do webinário “Amazônia em perspectiva: debatendo investimentos sustentáveis”, promovido pela LACLIMA e pela Amazon Investor Coalition (AIC) no dia 6 de outubro, das 18h30 às 20h. O encontro será realizado online, com participação gratuita, e reunirá especialistas em financiamento climático e sociobioeconomia, além de representantes de organizações que atuam diretamente no território amazônico.


O debate parte de um desafio recorrente na região: a aplicação de modelos de investimento concebidos fora da Amazônia em territórios marcados por diferentes formas de organização econômica, social e comunitária. A diversidade de povos, ecossistemas, atividades produtivas e processos de tomada de decisão exige que estratégias de investimento sejam capazes de dialogar com as especificidades locais.

Nesse contexto, pensar a sustentabilidade dos investimentos também significa ir além de indicadores como redução do desmatamento ou geração de créditos e ativos ambientais. É necessário considerar as condições para que negócios e iniciativas locais sejam economicamente viáveis, contribuam para a conservação da floresta e gerem benefícios para as populações que vivem nos territórios.


Dos desafios às recomendações práticas


Essas discussões estão reunidas na Cartilha de Investimentos Sustentáveis, publicada em dois volumes pela LACLIMA e pela AIC, em 2025.

O primeiro volume apresenta um diagnóstico das principais barreiras estruturais e das condições necessárias para que investimentos na Amazônia sejam legítimos, responsáveis e efetivos. O estudo combina entrevistas com atores locais, análise documental e revisão de estudos sobre o tema.

O segundo volume avança para a dimensão prática, reunindo recomendações e orientações jurídicas, culturais e institucionais para investidores e organizações que pretendem atuar na região.

Entre os aspectos abordados está a importância de mecanismos contínuos de monitoramento participativo, da construção de indicadores em conjunto com as comunidades e da manutenção de canais de escuta ao longo dos projetos. A proposta é contribuir para modelos de investimento nos quais a arquitetura institucional esteja conectada às condições reais de implementação e às particularidades dos territórios.


Diferentes perspectivas sobre investimentos na Amazônia

O webinário reunirá diferentes perspectivas sobre os desafios e as oportunidades para investimentos sustentáveis na região.


Participam do debate Andrea Alvares, da fama re.capital, especialista em financiamento climático; Isayana Oliveira, da Aliança Jurídica pela Amazônia, especialista em sociobioeconomia; e Ana Alice, da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), que apresentará a experiência de desenvolvimento de um negócio comunitário.


A abertura será realizada por Caroline Rocha, diretora executiva da LACLIMA, e Yanê Amoras, diretora jurídica da Amazon Investor Coalition. Flávia Vieira, consultora sênior de políticas climáticas da LACLIMA, apresentará os dois volumes da Cartilha de Investimentos Sustentáveis, e Marina Guião, analista de políticas climáticas da LACLIMA, fará a moderação do encontro.


As inscrições são gratuitas e o evento é aberto a investidores, gestores públicos, empresas que atuam na Amazônia, organizações da sociedade civil, pesquisadores, lideranças comunitárias e demais interessados no tema. Durante o webinário, o público também poderá participar da discussão por meio de perguntas aos convidados.


Data: 6 de outubro de 2026
Horário: 18h30 às 20h
Formato: online
Inscrições: o evento é gratuito, mas as inscrições devem ser realizadas aqui.

LACLIMA

Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action

Informações

Sede

Brasil

  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube

Site desenvolvido por @_causo

Para receber mais atualizações, assine nossas newsletters.

bottom of page