Idioma/ Language:
Monitor do Acordo de Paris - Dezembro 2025

Temos uma edição especial do Monitor do Acordo de Paris!
Reunimos as informações do Monitor ao nosso tradicional Resumão da COP, que apresenta um panorama abrangente das negociações da COP 30 e de seus principais resultados. Esta conferência se propôs a ser a COP da implementação, inaugurando uma nova fase após a conclusão de toda aregulamentação pendente do Acordo de Paris em ciclos anteriores.
A Presidência brasileira inovou ao criar um espaço específico de negociação para tratar de temas sensíveis que vinham sendo sistematicamente evitados — entre eles, roteiros globais para enfrentar o desmatamento e para promover a transição para longe dos combustíveis fósseis, elementos essenciais para manter o limite de 1,5°C ao alcance. Embora esses roteiros não constem das decisões formais, serão desenvolvidos como iniciativas políticas da Presidência da COP 30 ao longo do próximo ano.
A COP 30 também registrou avanç̧os significativos em transição justa e aprovou os tão aguardados Indicadores de Belém para a Meta Global de Adaptação, um marco esperado desde a criação do GGA.
A COP do Brasil, como todas, poderia ter ido além. Ainda assim, deixou encaminhamentos políticos relevantes e estruturou debates que serão decisivos nas próximas conferências, consolidando Belém como um ponto de inflexão na agenda de implementação do Acordo de Paris.
Confira!
Una publicación de:
Instituto LACLIMA
Fecha de publicación de este artículo:
9 de diciembre de 2025, 9:26:07 p.m.