Idioma/ Language:
Agenda LACLIMA - Agosto 2025
.png)
Com a realização da COP 30 em Belém e a marca dos 10 anos do Acordo de Paris, o Brasil assume um papel estratégico no cenário global. Nesse contexto, intensificamos nossos esforços para que a ação climática seja considerada de forma transversal e efetiva em todas as esferas de decisão.
Agosto foi um mês especialmente intenso para a equipe da LACLIMA: participamos de mais de 20 eventos e workshops, buscando dialogar com ecossistema climático, compartilhar conhecimento e avançar na implementação de políticas climáticas. Com essas iniciativas, queremos não apenas fortalecer políticas locais, mas também impulsionar uma agenda climática global mais robusta e colaborativa.
Confira, abaixo, alguns dos eventos dos quais fizemos parte.
Encontro da Sociedade Civil Rumo à COP 30
Brasília/DF
No dia 6 de agosto, o Instituto Clima e Sociedade (iCS) promoveu uma rodada de conversas sobre a conjuntura da agenda climática rumo à COP 30, como parte de uma série de encontros voltados ao fortalecimento do ecossistema de organizações parceiras, ampliando a circulação de informações qualificadas, promovendo diálogos estratégicos e identificando oportunidades de incidência conjunta. Gaia Hasse, coordenadora de projetos da LACLIMA, participou do encontro, que abordou temas centrais das negociações e da ação da Presidência da COP 30, incluindo sistemas alimentares e adaptação, além de um espaço de diálogo direto com enviados da COP 30, reunindo representantes de diversas organizações da sociedade civil.
Congresso ASADIP
Rio de Janeiro/RJ
No dia 9 de agosto, Juliana Marcussi, gerente de política climática e mercados de carbono da LACLIMA, participou da XVIII Jornada da Associação Americana de Direito Internacional Privado (ASADIP), com o tema “Imaginários regionais, ressonância global: Direito Internacional Privado Interamericano e o cenário mundial”.
Ela integrou o painel “Créditos de carbono e Direito Internacional Privado: seu possível impacto na região”, no qual apresentou uma análise sobre o funcionamento dos principais mercados de carbono (o previsto no Artigo 6 do Acordo de Paris, o mercado voluntário e os mercados regulados), sob a ótica da aplicação do Direito Internacional Privado às transações internacionais de créditos de carbono.
Workshop sobre COP 30 para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
Brasília/DF
No dia 11 de agosto, Caroline Rocha, diretora de políticas públicas e engajamento da LACLIMA, e Gaia Hasse, coordenadora de projetos da LACLIMA, conduziram um workshop com servidores e servidoras do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) envolvidos na agenda da COP 30. O encontro fortaleceu a preparação do Ministério para atuar em Belém e além, aprofundando conceitos das negociações climáticas, mapeando atores, fluxos de negociação e a agenda de ação, contribuindo para a criação de estratégias preparatórias para a Conferência.
Entrando no Clima — Mercado de Carbono 2.0: entendendo o Artigo 6 do Acordo de Paris
Brasília/DF
No dia 15 de agosto ocorreu a edição de agosto do Entrando no Clima, evento mensal organizado pela Secretaria Nacional de Mudança do Clima, com o tema “Mercado de Carbono 2.0: entendendo o Artigo 6 do Acordo de Paris”. A atividade foi conduzida por Juliana Coelho Marcussi, gerente de políticas climáticas e mercados de carbono da LACLIMA, que apresentou um panorama dos mecanismos de cooperação voluntária previstos no Artigo 6, além de uma prévia do curso de capacitação que será lançado pelo MMA para servidores federais.
The Climate Tour – Climate Reality Training
Rio de Janeiro/RJ
Entre os dias 15 e 17 de agosto, estivemos presentes no treinamento promovido pelo Climate Reality, que mobilizou mais de mil pessoas engajadas com a pauta climática, para diálogos sobre a crise climática, o papel do Brasil na transição ecológica e os caminhos para um futuro mais sustentável. A LACLIMA foi parceira institucional do evento e tem muito orgulho dos resultados alcançados.
Estadão Summit ESG 2025
São Paulo/SP
No dia 21 de agosto, Juliana Marcussi participou do painel “Financiamento climático: iniciativas soberanas e privadas”. A discussão destacou a implantação do Novo Objetivo Coletivo Quantificado (NCQG), que substitui a antiga meta de US$ 100 bilhões anuais — muito aquém dos US$ 5,9 trilhões necessários até 2030. Também foram abordados o papel do Fundo Clima e dos fundos soberanos, além dos novos cenários para o mercado brasileiro de créditos de carbono e das finanças sustentáveis, como fundos ESG, de impacto, green bonds e linhas de crédito verdes.
Série formativa sobre a COP 30
São Paulo/SP
No dia 27 de agosto, Gaia Hasse participou da série formativa sobre a COP 30, organizada pelo movimento PIMP My Carroça, em parceria com André Castilho, mentor do GT de Resíduos da Rede LACLIMA e coordenador da formação.
A aula abordou conceitos fundamentais das negociações climáticas, com enfoque em adaptação e justiça climática, destacando caminhos possíveis para fortalecer a incidência política e ampliar a participação de diferentes atores sociais na agenda climática. O encontro teve ainda um momento especial: a chegada surpresa de Ailton Krenak, que compartilhou sua visão e experiências inspiradoras sobre o tema.
Rio Climate Action Week — Evento Financiamento E+
Rio de Janeiro/RJ
No dia 27 de agosto, Marina Guião, analista de política climática da LACLIMA, participou do evento “Financiamento climático e de-risking produtivo: desafios e oportunidades”, promovido pelo Instituto E+ Transição Energética. Na oportunidade, apresentou um panorama geral sobre as negociações de financiamento na UNFCCC, incluindo algumas questões ainda não resolvidas, como a divisão dos recursos em termos de provisão de dinheiro público e mobilização de capital privado para investimentos.
Oficina “Estratégia Transversal de Meios de Implementação do Plano Clima”
Rio de Janeiro/RJ
Promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no dia 27 de agosto, a oficina teve como objetivo dialogar sobre os desafios do financiamento para adaptação e resiliência no contexto urbano.
Curso Diplomacia Parlamentar
Online
No dia 29 de agosto, André Castro Santos, diretor técnico da LACLIMA, ministrou uma aula sobre Transparência, no curso “Diplomacia Parlamentar”, organizado pelo Clima de Política.
Finanças Climáticas no Brasil: Avanços, Obstáculos e o que é necessário para o Futuro
Rio de Janeiro/RJ
No dia 29 de agosto, Marina Guião participou do workshop promovido pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) e pelo Climate Policy Initiative sobre Blended Finance no Brasil. A atividade possibilitou o diálogo com atores financeiros para construir um entendimento comum e impulsionar soluções adaptadas ao contexto brasileiro, a fim de acelerar a transição de capital.
LCOY – Conferência Local de Juventudes
Rio de Janeiro/RJ
Na Conferência Local de Juventudes do Rio de Janeiro sobre Mudanças Climáticas, realizada no dia 30 de agosto, Marina Guião fez uma intervenção para apresentar o histórico das negociações de ACE (Ação para o Empoderamento Climático) e auxiliar as juventudes na construção de seu posicionamento para a COP 30.
---
Estes foram alguns dos eventos dos quais a LACLIMA participou ao longo do mês de agosto. Seguimos firmes no propósito de ampliar espaços de diálogo, fortalecer capacidades e contribuir para que a ação climática seja cada vez mais efetiva, conectando o Brasil ao esforço coletivo global em busca de um futuro sustentável e justo.
LACLIMA
Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action
Information
Headquarters
Brazil
Website developed by @_causo