Idioma/ Language:
LACLIMA apresenta propostas para o futuro da Agenda Global de Ação Climática (GCAA) e da Parceria de Marrakesh para o período 2025–2030.
.jpg)
LACLIMA apresenta propostas para o futuro da Agenda Global de Ação Climática (GCAA) e da Parceria de Marrakesh para o período 2025–2030.
A submissão tem como proposta central aproximar as agendas de ação (lideradas por atores não estatais, como empresas, cidades, ONGs, povos indígenas, juventudes, entre outros) e as agendas de negociação (lideradas pelos governos) no âmbito da UNFCCC.
A LACLIMA defende que os resultados da Agenda de Ação, cujas iniciativas são reunidas na plataforma NAZCA/Global Climate Action Portal (GCAP), passem a ser incorporados formalmente ao Global Stocktake (GST) — o balanço global do Acordo de Paris.
Possíveis benefícios:
Mais visibilidade às ações voluntárias que estimulariam novos compromissos;
Garantia de maior coerência entre ação e a agenda de negociação, fortalecendo o processo internacional;
Apoio para transformar a implementação do Acordo de Paris em um verdadeiro mutirão global, no qual cada ator, estatal ou não estatal, contribui de forma mensurável para manter viva a meta de limitar o aquecimento a 1,5°C.
Melhorias sugeridas para a plataforma NAZCA/GCAP:
Regras claras de indicadores e metodologias;
Mais qualidade e transparência nos dados;
Prevenção da dupla contagem em relação a NDCs e inventários nacionais;
Inclusão de ações de adaptação, perdas e danos e de iniciativas conduzidas por grupos historicamente sub-representados.
Com esse aprimoramento, a NAZCA/GCAP poderia ter um módulo específico para o informar o GST, enviando dados de forma organizada ao secretariado da UNFCCC. Assim, os resultados do GST incluiriam também a contribuição agregada dos atores não estatais, fortalecendo a accountability e incentivando novas iniciativas.
Produced by:
Instituto LACLIMA
Publication date:
August 18, 2025 at 1:39:34 PM